Angiotomografia das Coronárias

O que é

A angiotomografia das coronárias é um exame de diagnóstico não invasivo pelo qual é possível visualizar tridimensionalmente (3D) se há resíduos depositados nas paredes das artérias do coração, além de malformações vasculares.

Por que fazer este exame?

Ele serve para fazer o diagnóstico precoce de doenças coronarianas e avaliar se há substâncias como gordura ou cálcio nas paredes das artérias. Se o paciente já realizou cirurgia para implantação de stents ou pontes, o exame também é indicado para avaliar o pós-operatório.

Como é realizada a angiografia das coronárias?

Primeiramente, o paciente é encaminhado para a sala de preparo onde recebe um contraste na veia. Depois, ficará deitado na cama do tomógrafo e será instruído a fazer pausas de dez segundos na respiração cada vez que o equipamento for adquirir as imagens. Diferentemente do raio-X, que faz uma imagem panorâmica da parte do corpo a ser estudada, a tomografia captura imagens em “fatias”. Por isso, é mais demorado. Uma tomografia de corpo inteiro leva em torno de dez minutos.

Existe algum tipo de preparo específico?

Não faça exercícios no dia anterior ao procedimento e não coma ou beba nada até quatro horas antes do exame. Para mulheres que estejam amamentando, o uso de contraste implica a necessidade de interromper temporariamente o aleitamento, em geral por um período de 24 a 48 horas.

Quando sai o resultado?

Em cerca de uma semana.