Lista de alimentos ricos em vitaminas

  • 0

Lista de alimentos ricos em vitaminas

Category : Informativo

Alimentos que são ricos em vitaminas, estes são chamados de superalimentos!

1 – Brócolis

O vegetal verdinho é fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6 e vitamina K. Ela ainda contém cálcio, potássio, ferro e zinco em sua composição.

2 – Couve

A couve é outra que entra na lista dos alimentos ricos em vitaminas porque possui vitamina A, vitamina B6, vitamina C e vitamina K, além dos minerais cálcio e ferro.

3 – Abacate

Conhecida como fonte de gorduras saudáveis, o abacate ainda fornece as vitaminas A, do complexo B, C, D, E e K.

4 – Beterraba

A beterraba é rica em vitamina C, mas também possui vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B5, potássio, fósforo, ferro, zinco e manganês.

5 – Cenoura

Vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina K, além de fósforo, magnésio e potássio são encontrados na cenoura.

6 – Laranja

A fruta é conhecida por oferecer vitamina C, mas ela também contém outras vitaminas como a A, a B6, a E e minerais como ferro, zinco, cálcio, potássio, magnésio e manganês.

7 – Figo

O figo apresenta vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina E, ao mesmo tempo em que fornece cálcio, ferro, fósforo, manganês e potássio.

8 – Kiwi

Com mais vitamina C do que a laranja, o kiwi também possui vitamina A, vitamina B6, vitamina B9, vitamina E, cálcio, ferro, magnésio e fibras.

9 – Ervilhas

Fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina K, as ervilhas ainda trazem proteínas, fibras, fósforo, magnésio, ferro, cobre e potássio.

10 – Lentilha

Rica em proteínas e fonte de antioxidantes, a lentilha ainda contém vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio, ferro e potássio.

Como manter os nutrientes dos alimentos ao cozinhar

Para aproveitar bem as vitaminas, assim como os outros nutrientes disponíveis nas comidas que você consome, é importante prestar atenção ao modo como elas são preparadas, pois isso pode fazer com que esses nutrientes se percam.

E as táticas para evitar que isso aconteça são: cozinhar no vapor, não fatiar muito, cozinhar com a casca, não cozinhar por muito tempo, utilizar pouca água, preparar tudo no fogo alto, não armazenar os alimentos por muito tempo na geladeira e reutilizar a água usada no cozimento para preparar outro alimento, pois essa água pode reter vitaminas, que em vez de serem perdidas, serão reaproveitadas em outro prato.


Leave a Reply