O que é Mamografia?

O que é Mamografia?

Category : Informativo

Muitas mulheres acreditam que a palpação das próprias mamas, ou auto-exame, substitui a mamografia, quando na realidade esta permite que alterações sejam detectadas antes mesmo de serem percebidas pelo toque.

A mamografia é a radiografia das mamas. Ela estuda a anatomia do tecido mamário e é um exame que revela possíveis alterações, como nódulos e tumores. Ela tem sido cada vez mais empregada no diagnóstico das lesões de mama e é o único eficaz na redução da mortalidade pelo câncer de mama, principalmente após a menopausa.

Ela está indicada para dois grupos de mulheres: as assintomáticas (sendo utilizada como exame de rastreamento do câncer de mama) e as sintomáticas (nas quais os achados clínicos levam a suspeita de câncer de mama).

Este exame é utilizado em mulheres acima de 40 anos, adequado para avaliar as mamas neste grupo de mulheres. Para as com sintomas mamários, a mamografia tem sido utilizada após os 35 anos ou então independentemente da idade para aquelas que apresentam lesões clinicamente suspeitas de malignidade e também aquelas com histórico familiar de câncer de mama (aos 35 anos ou cerca de 10 anos antes da parente de primeiro grau, mãe ou irmã, que teve câncer de mama antes da menopausa). Além disso, ela pode ser realizada junto a uma ultrassonografia em mulheres muito jovens que precisam avaliar nódulos, pois o mamógrafo nem sempre consegue detectar lesões em mamas densas ou muito jovens.


Deixe seu comentário

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese