A importância de manter seu corpo sempre hidratado

  • 0

A importância de manter seu corpo sempre hidratado

Category : Informativo

Aproximadamente 60% do nosso organismo é composto por água, e por isso as pessoas podem achar que um pouquinho dela perdida com o suor não faz tanta diferença assim para o organismo, mas na verdade faz sim, e muita.

Quando perdemos uma quantidade considerável de água ficamos desidratados, e é apenas quando o corpo está desidratado que nós sentimos sede. Por isso é errado tomar água apenas quando se sente sede, é necessário tomar várias vezes durante o dia, exatamente para não deixar a sede chegar, pois ela representa desidratação, e isso pode acabar acarretando sérios problemas.

Consequências da desidratação

  • Pode causar insuficiência renal crônica ou até mesmo nefropatia diabética.
  • Pouca água no organismo pode ocasionar cálculos renais, enquanto o consumo adequado deste líquido poderá diluir os cálculos e fazer com que eles saiam pela urina.
  • Diminuição da secreção salivar, o que pode ocasionar em complicações na digestão e também algumas bactérias que são exterminadas pelo ácido da saliva não serão impedidas de entrar no organismo e causar doenças.
  • A ausência da água pode até alterar nossas funções cognitivas, como falta de atenção, défices na memória, e também pode deixar os pensamentos mais “lentos”.

Mantenha seu corpo sempre hidratado!

Já deu pra perceber a importância que a água tem para o organismo, não é? Os médicos dizem que devemos beber até 2 litros de água por dia, mas para aqueles que fazem atividade física diária, como academia, o ideal é tomar 3 litros por dia. Os especialistas também costumam aconselhar que no verão bebamos mais de 2 litros de água, pois é a época em que perdemos mais água nas nossas atividades diárias como suar, urinar e até mesmo respirar.

O líquido ideal para manter o corpo hidratado é a água, mas não é por isso que você deve se prender apenas a ela. A água de coco também é uma ótima maneira de hidratar, e ela ainda é rica em sais minerais que vão trazer inúmeros benefícios para a sua saúde. Sucos e vitaminas também ajudam na hidratação, mas é importante lembrar que a água não possui nenhuma caloria, enquanto o suco possui as poucas calorias da fruta e também as do açúcar. Então não é interessante beber 2 litros de suco por dia, mas alternar-se entre ele e a água pode ser uma ótima ideia de variar o cardápio e manter-se sempre hidratada.

Chás também são uma ótima saída, pois quando consumidos sem açúcar quase não possuem calorias. Mas tome cuidado, pois o consumo exagerado de ervas medicinais pode também ocasionar problemas para a sua saúde. O indicado é até no máximo 3 xícaras de chá por dia. Comer frutas muito aquosas como a melancia também ajuda bastante, e isso é ótimo para manter as crianças hidratadas, já que é mais difícil fazê-las beber a quantidade de água necessária.

Cuidado!

Refrigerantes e sucos artificiais não ajudam a manter o corpo hidratado, pois apesar de ser líquido eles possuem muita química, e por isso o corpo não pode utilizar a água presente neles. São gostosos, mas não se deve tomar em excesso nem substituir a água por eles.


Leave a Reply